sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CURRICULO ESCOLAR

Educação Infantil 
   A organização curricular para a Educação Infantil se fará em dois âmbitos de experiências - Formação Pessoal, social e conhecimento do mundo que são constituidos pelos eixos de trabalho: Identidade e Autonomia, Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

   O objetivo principal da Educação Infantil é: oportunizar a exploração e o desenvolvimento do seu imaginário e da sua linguagem. (MÉTODO FÔNICO).
   MÉTODO FÔNICO DE ALFAMETIZAÇÃO

   
O método de alfabetização por nós usado envolve muito mais raciocínio que memória. As crianças não “esquecem” o que aprenderam, porque não decoram palavras ou sílabas. Tudo aqui é raciocínio e descoberta a partir da figura fonema.

   Neste método a visualização de palavras não é prioritária como nos métodos que partem de palavras chave como a palavração e suas versões modernas, neste os alunos são capazes de ler palavras e frases novas desde o início da alfabetização, porque eles aprendem a lidar com os elementos que formam as palavras e só são 23.

   Em poucos dias são capazes de ler e escrever palavras formadas ou memorizadas.
   O método de formação condicionada e repetida alfabetiza crianças e adultos por todo o Brasil, há mais de 20 anos.
Ensino Fundamental
   A base nacional comum para o Ensino Fundamental deve abranger obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social, política e das Artes.

   A matriz curricular para o Ensino Fundamental será assim constituída:

  - Língua Portuguesa;  - Educação Física;
  - Matemática;    - Artes;
  - Ciências;    - Literatura;
  - Geografia;    - Lígua Estrangeira Moderna - Inglês;
  - História;    - Língua Estrangeira Moderna - Espanhol;
  - Educação Religiosa;
   Parte diversificada - 6º ao 9º ano:

  - Redação;
  - Geometria.

   Espera-se que os alunos ao final do Ensino Fundamental sejam capazes de:

   Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civís e sociais, adotando no dia-a-dia, atividades de solidariedade, cooperação, repúdio as injustiças, respeitando o outro exigindo para si mesmo o respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário